sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Lula Cabral abre 30 pontos de vantagem no Cabo









Faltando apenas dois dias para as eleições, o candidato do PSB a prefeito do Cabo, Lula Cabral, abre 30 pontos de vantagem sobre o candidato do PSDB, Betinho Gomes, seu principal oponente. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, o socialista seria eleito com 54,5% dos votos enquanto o tucano teria 25,3%. O candidato do Psol, Gleydson Goes, aparece em terceiro com 6%. Brancos e nulos somam 6,8% e indecisos representam 7,4%.
Na espontânea, modelo em que o entrevistado é forçado a lembrar do nome do seu candidato preferido sem o auxílio do disco com todos os nomes, Lula tem 47,3% dos votos ante 20,5% de Betinho. Gleydson Goes, por último, aparece com apenas 3%. Brancos e nulos somam 6,3% e os indecisos sobem para 22,6%.
Filho do prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, Betinho lidera no quesito rejeição (32,5%). Entre os entrevistados, 32,5% disseram que não votariam nele de jeito nenhum e Gleydson aparece em seguida, com 22,5%. Favorito, o candidato do PSB é rejeitado por 21%. Ainda entre os entrevistados, apenas 5,5% disseram rejeitar todos e 18,5% não rejeitam nenhum dos candidatos.
O Instituto Opinião aplicou 400 questionários entre os dias 23, 24 e 25 de setembro nas localidades Bom Conselho, Bom Jesus, Centro, Charneca, Charnequinha, COHAB, Destilaria, Engenho Ilha, Enseada dos Corais, Gaibú, Garapu, Jussaral, Malaquias, Nossa Senhora do Rosário, Novo Horizonte, Pirapama, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Santo Inácio, São Francisco, Suape, Usina Maria das Mercês, Vila Roca e Vila Social Contra Mocambo. A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo PE-08374/2016.
O levantamento conta com intervalo de confiança estimado de 95 % e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
Quando a pesquisa é estratificada, Lula Cabral é o preferido entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (67,8%), entre os eleitores com grau de instrução até o 5º ano (62,5%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (58,2%). Por sexo, 61,5% dos seus eleitores são homens e 48,1% são mulheres.
O opositor Betinho Gomes está bem situado entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (32,4%), entre os eleitores com grau de instrução superior (32,6%) e entre os que possuem renda familiar acima de cinco salários (32,4%). Por sexo, 29,8% são mulheres e 20,3% são homens.
Gestão municipal
A administração do atual prefeito, Vado da Farmácia (sem partido), apresenta reprovação expressiva de 84,3% dos eleitores cabenses, enquanto somente 12% aprovam. O governador Paulo Câmara tem a aprovação de 39,8% e desaprovação de 33,5% dos eleitores. Já o presidente Michel Temer é reprovado por 65,5% e aprovado por 12,8%.

Fonte (Blog do Magno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário