segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Corrupção é o maior problema do país, aponta Datafolha

Do Congresso em Foco
Pela primeira vez, a corrupção é apontada pelos eleitores brasileiros como o principal problema do país. É o que mostra pesquisa Datafolha pela Folha de S.Paulo. O tema nunca havia aparecido na liderança das preocupações dos brasileiros desde que o levantamento começou a ser feito, em 1996. A saúde era destacada como maior mazela desde 2008.
Desta vez, a corrupção foi lembrada por 34% dos entrevistados. A saúde aparece em segundo lugar (16%), seguida pelo desemprego (10%) e pela educação e pela violência (ambos com 8%). Para 6%, a economia é o principal problema do Brasil no momento.
O Datafolha ouviu 3.541 pessoas entre os dias 25 e 26. A pesquisa coincide com a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), por obstrução às investigações da Operação Lava Jato, na última quarta-feira (25). Um dia antes, a Polícia Federal prendeu o pecuarista e empresário José Carlos Bumlai, suspeito de se beneficiar do esquema de corrupção na Petrobras. Amigo do ex-presidente Lula, Bumlai tinha livre trânsito no Palácio do Planalto na gestão do petista.
Ainda de acordo com o Datafolha, nos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso, o maior índice alcançado pela corrupção na lista de maiores problemas dos brasileiros era de 9%.
A pesquisa também aponta melhora na avaliação da presidente Dilma. O índice de rejeição ao seu governo caiu de 71% em agosto para 67% agora. Outros 22% consideram sua gestão regular (era 20% na pesquisa anterior). Subiu de 8% para 10% o percentual dos que avaliam seu governo como bom ou ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário