terça-feira, 19 de maio de 2015

Experimento mostra a diferença que 2 horas a menos de sono podem fazer no seu organismo




Sabe aquela história de que dormir faz bem para a pele? Segundo um estudo conduzido pelaSleep School, em Londres, na Inglaterra, a qualidade do sono afeta não só a aparência, mas também todo o funcionamento do organismo. Apesar de sabermos que 8 horas é o tempo ideal de sono para a maioria das pessoas, a vida agitada não raro reduz esse número para seis ou menos horas de descanso por noite. E por mais banal que isso pode parecer, dormir pouco está acabando com a nossa saúde.
Durante o experimento, a britânica Sarah Chalmers, de 46 anos, reduziu a quantidade de horas dormidas por noite e, sem direito a sonecas, comparou o antes e o depois de sua aparência, além de listar sintomas clássicos da privação do sono. Conforme relatado ao DailyMail, na primeira noite, ela deveria dormir apenas quatro horas. Nos três dias seguintes, ela teve um sono padrão de oito horas. No entanto, durante cinco noites seguidas, ela restringiu seu sono a apenas seis horas.
Dormir tão pouco levou a efeitos como falta de atenção, problemas de memória, irritabilidadee uma fome insaciável. De acordo com a dermatologista Dra. Anita Sturnham, a qualidade do sono faz com que a pele fique opaca, sem vida, e que as rugas e olheiras aumentem. Isso acontece devido aos altos níveis de cortisol presentes no organismo, que quebra as proteínas responsáveis por manter a pele bonita e elástica. É também por isso que os poros aumentam e áreas vermelhas podem ser percebidas.
Sem descanso, o cérebro começa a falhar, cortando a atenção e a memória e passa a funcionar de modo primitivo, focando nas emoções – por isso que, quando estamos cansados, qualquer coisinha é motivo para explodir em lágrimas. Outra consequência bastante relevante de dormir pouco é a fome constante, causada pelo desequilíbrio dos hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Trocando em miúdos: dormir pouco pode deixar você com aparência sofrida, mau humor, desatenção e ainda por cima engorda.
E então, a que horas você vai para a cama hoje?
Após 6 horas de sono
fml-sleep project sarah chalmers day 2
Após 8 horas de sono
sarah chalmers lard as moisturiser john godwin
Todas as fotos © DailyMail
Via DailyMail

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