segunda-feira, 2 de março de 2015

Tromba d’água assusta banhistas em Piedade

Do Portal FolhaPE
Atualizada às 16h49
Uma tromba d’água assustou os banhistas que estavam na praia de Piedade na tarde deste domingo (1º), em Jaboatão dos Guararapes. O fenômeno natural partiu do mar em direção à areia levantando guarda-sois e outros equipamentos, além de muita areia. A ventania foi filmada por várias pessoas que se questionam do que se tratava. Nas redes sociais, falam em tromba d’água, outros em tornado, e ainda há quem fala em fim do mundo.



De acordo com a meteorologista Edvânia Santos, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o fenômeno foi isolado e por isso não há como prever o surgimento. No entanto, ela explicou que o que aconteceu pode ter sido provocado pela coação de dois fenômenos meteorológicos atualmente registrados no Estado como a zona de convergência intertropical e vórtices ciclônicos de altos níveis.
“Os dois sistemas estão provocando muita umidade, e provavelmente, provocando nuvens um pouco mais densas, e essas nuvens é que ajudam na formação desses fenômenos. No caso que ocorreu em Piedade, foi um vento forte, formando um vórtice em uma coluna de água ligada a uma nuvem um pouco mais densa, que chamamos de cumuliforme”, concluiu Edvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário