quinta-feira, 19 de março de 2015

Jovem afegão constrói carro movido a energia solar com somente 2 mil dólares

O Afeganistão é um país rodeado por guerras e conflitos religiosos. Mesmo assim, em meio a tanta turbulência e problemas, o afegão Mustafa Mohammadi desenvolveu um carro elétrico que funciona com energia solar, para melhorar o ar de Cabul, capital do país. O automóvel não polui o meio ambiente e possui um sistema de pedais que recarregam a energia mesmo em dias nublados.
Me entristece muito saber que centenas de crianças e idosos afegãos morrem anualmente de doenças respiratórias causadas pela poluição do ar“, disse Mohammadi. Ele levou 45 dias para construir o veículo chamado Photon e investiu 90 mil afeganes (cerca de US$ 2 mil). O carro tem capacidade para duas pessoas, com um motor de 60 volts de potência e uma bateria que permite percorrer até 50 km a uma velocidade de 40 km/h.
Infelizmente, os conflitos do país não contribuem para a continuidade das pesquisas para o automóvel, o governo afegão não tem nenhum órgão de apoio à inovação tecnológica e ainda há falta de investimento técnico e financeiro. O cenário não anima Mohammadi e outros empreendedores do país. Se não houvesse conflito, pelo menos algumas companhias poderiam desenvolver o projeto do meu carro para produzir mais deles, mas agora acho que meu veículo vai ficar velho e quebrar antes mesmo de chegar aos meus compatriotas”, disse Mohammadi.
Esperamos que o resultado seja diferente e que todos os jovens possam ter um ambiente propício a desenvolver suas ideias inovadoras. Confira abaixo o vídeo e fotos da invenção de Mohammadi:

afegao 01
 Imagem via Damngeeky
afegao 07
Imagem via Pashtunforums
afegao 08
Imagem via Pashtunforums
afegao 02
Imagem via Pashtunforums
afegao 04
Imagem via Huffingtonpost
afegao 05
Imagem via Pashtunforums
afegao 06
Imagem via Azizullah Safi
afegao 09
Imagem via Mazup

Nenhum comentário:

Postar um comentário