terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Respeito ao ciclista será avaliado em teste do Detran-PE

Do JC Trânsito
Além dos equipamentos que já eram usados, agora haverá também bicicletas / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Além dos equipamentos que já eram usados, agora haverá também bicicletasFoto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Em aproximadamente dois meses, quem for ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para fazer o teste prático exigido para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá que respeitar também a regra de manter um metro e meio de distância dos ciclistas. Isso porque os 20 pátios do órgão terão, cada um, um manequim com uma bicicleta para avaliá-los.
A expectativa do Detran-PE é que a medida seja implantada em abril. Porém, isso pode não ser cumprido, já que os manequins ainda não foram encomendados e o prazo da fábrica, a única de Pernambuco, para entregá-los é entre 40 e 60 dias. De acordo com a coordenadora do Escritório da Bicicleta de Pernambuco, Rosaly Almeida, representante da Secretaria das Cidades, a negociação com a empresa deve ser concluída esta semana.
Curso começou nesta segunda-feira
Curso começou nesta segunda-feiraFoto: Paulo Maciel/Detran-PE
A distância preventiva é considerada importante para garantir a segurança dos ciclistas, mas pouco fiscalizada. Segundo o artigo 192 do Código Brasileiro de Trânsito e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), não respeitar a regra é infração grave. A multa para os motoristas que a descumprirem é de R$ 127,69.
Para colocar a medida em prática, instrutores de autoescola credenciados pelo Detran-PE começaram, nesta segunda-feira (23), o curso “Bicicleta como modal de transporte”. Ao todo, as aulas serão oferecidas a 2.541 pessoas no Recife, desde esta manhã até o dia 6; em Caruaru, no Agreste, de 16 a 20 de março; e em Petrolina, no Sertão, de 24 a 27 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário