segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Parafusos com 1 m de comprimento não param de cair deste arranha-céu em Londres

 Edificio Leadenhall
O edifício Leadenhall é o segundo maior arranha-céu em Londres, com 225 m de altura. Ele é conhecido como “Cheesegrater” (ralador de queijo) por seu formato de cunha.
Ele também está se tornando infame por alguns problemas de segurança: os donos do prédio revelaram que um terceiro parafuso de aço de alta resistência se quebrou devido à “fragilização por hidrogênio” – um termo que causa medo entre os engenheiros.
O Cheesegrater foi inaugurado em julho de 2014. Em novembro, dois parafusos de quase um metro de comprimento se quebraram, e destroços do aço de alta resistência caíram no chão. A estrutura de 15.000 toneladas possui 3.000 desses parafusos; segundo o Guardian, dezenas deles estão sendo substituídos.
Mas parece que isso não está acontecendo rápido o suficiente, porque um terceiro parafuso se desprendeu do arranha-céu esta semana. Desta vez, pelo menos, ele caiu em uma rede – instalada especialmente para isso – e não atingiu o chão.
Aço com fragilização por hidrogênio
Aço com fratura causada pela fragilização por hidrogênio. CEphoto, Uwe Aranas/CC-BY-SA-3.0
Por que isso está acontecendo? É que parafusos feitos de aço de alta resistência podem, paradoxalmente, ser mais fracos do que o aço comum.
Isso se deve ao processo de fragilização por hidrogênio. A Global Construction Review tem uma ótima explicação:
Existe um consenso sobre o mecanismo básico: átomos de hidrogênio entram no aço, migram através da rede cristalina, e são atraídos para as áreas de maior estresse. Nessas áreas, o hidrogênio faz com que fraturas minúsculas se propaguem. No pior cenário, pode acontecer um efeito cascata: o estresse sobre o aço aumenta, e isso atrai mais hidrogênio livre, levando a uma falha catastrófica e súbita – como o rompimento de um parafuso.
Então, ao invés de se deformar lentamente ao longo do tempo – um problema que é possível encontrar com inspeções periódicas – estes parafusos de alta resistência parecem ótimos mas, de repente, se partem ao meio.
Agora, proprietários do edifício estão na posição difícil de fiscalizar os parafusos já instalados para buscar pequenas rachaduras que são, por natureza, difíceis de encontrar. Os parafusos de alta resistência permitem criar edifícios belos e elegantes, mas acho que todos nós preferimos um arranha-céu que não faça chover parafusos gigantes no chão. [Global Construction Review]
Foto por Tom Parnell/Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário