sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Enseada, Carneiros e Boa Viagem entre as praias mais limpas do Estado

Do NE10
Praia de Enseada é considerada pela CPRH a mais bem colocada no quesito balneabilidade / Foto: arquivo/ JC Imagem
Praia de Enseada é considerada pela CPRH a mais bem colocada no quesito balneabilidadeFoto: arquivo/ JC Imagem

As praias pernambucanas estão sempre bem classificadas nos rankings que definem os melhores destinos de sol e mar do Brasil. Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, além das belas paisagens pode se orgulhar de estar no topo das localidades mais indicadas para o banho, de acordo com o Programa de Monitoramento de Qualidade das Praias de Pernambuco. O estudo da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) é realizado periodicamente em 50 pontos da costa, abrangendo 11 municípios litorâneos situados em três regiões geográficas do Estado.

Empatadas no primeiro lugar das praias mais limpas, junto com Enseada dos Corais, estão as de Carneiros (em frente ao condomínio Pontal dos Carneiros), em Tamandaré, Litoral Sul do Estado, e de Boa Viagem (em frente à pracinha), na Zona Sul do Recife. 


CPRH aponta cinco pontos próprios para banho em Boa Viagem
CPRH aponta cinco pontos próprios para banho em Boa ViagemFoto: Diego Nigro/JC Imagem
Mesmo sendo urbana, o que normalmente a tornaria mais poluída e imprópria para o banho, a CPRH avaliou como excelente a balneabilidade - que se entende como um contato direto e prolongado com a água - pelos menos outros quatro pontos da praia de Boa Viagem, especificamente aqueles em frente aos postos 8, 10, 14 e 15 do Corpo de Bombeiros.

O ranking dos locais mais indicadas aos banhistas nos 187 km de costa do Estado segue com a Praia de Ponta de Serrambi (no pontal), em Ipojuca, e Tamandaré (na altura do hotel Marinas de Tamandaré), no município de mesmo nome. Destino de turistas de todo o mundo, Porto de Galinhas, em Ipojuca, também foi bem avaliada, principalmete no trecho localizado em frente à Escola Manuel L. C. Uchoa, em Ipojuca.

Outro destaque entre as praias urbanas é a de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, em especial no trecho que fica na altura do Hospital da Aeronáutica. A limpeza da água está no mesmo patamar da praia de Guadalupe, próximo ao estuário de Rio Formoso, em Sirinhaém, e da praia de São José da Coroa Grande, em frente à Rua da Matriz, no município de São José da Coroa Grande.

As localidades que encerram a lista de melhores praias, no quesito balneabilidade, segundo a CPRH, são as do Pina, em frente ao Posto 4, e a região que fica em na altura da Rua Miguel Arcanjo, em Jaboatão, referente mais uma vez à Piedade.

O levantamento feito pela CPRH desde 1974 abrange os município de Goiana, Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande. A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº20/86, que define padrões de qualidade da água destinada à recreação - prática de mergulho, natação, esqui aquático e onde existe a possibilidade de ingestão de quantidades consideráveis de água.

CLIQUE NOS ÍCONES E CONFIRA ALGUMAS DAS MELHORES PRAIAS DO ESTADO:

PRAIAS IMPRÓPRIAS - Semanalmente, a CPRH também disponibiliza no seu site a listagem das praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Confira abaixo:

» Em Itamaracá:
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros;

» Em Paulista:
Praia de Pau Amarelo, em frente ao Forte de Pau Amarelo;
Praia do Janga, em frente à Rua Betânia;

» Em Olinda:
Praia de Casa Caiada, em frente à Av. Ministro Marcos Freire Nº 3861;
Praia de Bairro Novo, em frente ao Quartel da PE;
Praia de Bairro Novo, por trás do Colégio Bairro Novo;
Praia do Farol, em frente à Rua do Farol;
Praia do Carmo, por trás dos Correios;
Praia dos Milagres, em frente à Praça dos Milagres.

Em Recife:
Praia do Pina, em frente ao Iate Clube;
Praia do Pina, nas proximidades do Cassino Americano;

Em Sirinhaém:
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva;
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra;

Nenhum comentário:

Postar um comentário