quarta-feira, 16 de julho de 2014

Procuradoria Eleitoral impugna 15 pedidos de registro de candidatura



Cumprindo o seu dever institucional, a Procuradoria Regional Eleitoral impugnou ontem (15) 15 pedidos de registro de candidatura de políticos que pretendem disputar mandato nas eleições de outubro próximo.
Do total, 14 são candidatos a deputado estadual e apenas um a deputado federal.
As impugnações foram realizadas com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n.º 135/2010), sendo que os nomes foram extraídos da lista que o TCE enviou à Justiça Eleitoral, na semana passada, com o nome dos gestores públicos estaduais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos.
Nove impugnações tiveram como fundamento o fato de as contas desses candidatos, no exercício do cargo de vereador, terem sido rejeitadas pelo TCE-PE.
Estão nessa relação os hoje deputados estaduais Odacy Amorim (PT-Petrolina) e Everaldo Cabral (PP-Cabo).
Houve ainda dois casos de prefeitos que tiveram suas contas rejeitadas pelas respectivas Câmaras de Vereadores, seguindo parecer prévio do TCE-PE. Um deles foi o ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSB), que desistiu de se candidatar a deputado estadual e vai apoiar Rogério Leão (PP).
Os outros quatro casos de inelegibilidade são consequência de condenações anteriores por parte da Justiça Eleitoral – duas delas por abuso de poder econômico e político e duas por doação eleitoral acima do limite legal.
Uma dessas pessoas foi a ex-vice-prefeita do Brejo da Madre de Deus, Clarice Corrêa (PP), cassada por abuso de poder político junto com o prefeito Édson Souza (PTB). No entanto, ela também desistiu da candidatura a deputada estadual.
Os pedidos de impugnação ainda serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Os candidatos impugnados são:
Carlos Evandro Pereira de Meneses
Clarice Corrêa de Oliveira
Edval Félix Soares
Everaldo Cabral de Oliveira
João Gomes de Araújo Neto
José Belarmino de Souza
José de Anchieta Gomes Patriota
José Givaldo Ribeiro
José Mauricio Valladão Cavalcanti Ferreira
José Roberto Santos de Moura Accioly
José Tarcísio da Silva
Malba Lucena de Oliveira Melo
Odacy Amorim
Rildo Braz da Silva
Roberico Ribeiro de Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário